domingo, 23 de junho de 2013

ISO: (International Organization for Standardization)





Organização Internacional para Padronização ou Organização Internacional de Normalização, conhecido pela sigla ISO é uma entidade que abrange 170 países. Fundada em 1947, em Genebra, na Suíça, a ISO aprova normas internacionais em todos os campos técnicos, com exceção da parte elétrica e eletrônica, pois as mesmas são de responsabilidade da IEC fundada em 1906.
      O objetivo principal das normas e ISO’s é direcionar e oferecer um padrão para uma melhoria continua em todos os parâmetros da qualidade por um sistema de medição orientado a metas.
      A certificação em uma norma ou padrão é definida através de um documento oficial emitido pelo INMETRO no Brasil. Para isso, a empresa em questão necessita todo processo de avaliação e julgamento de acordo com uma determinada norma.
      Para que um software seja desenvolvido com qualidade, atingindo suas metas e tendo seus custos controlados e compatíveis com o mercado, é necessário haver uma melhoria nos processos da engenharia de software. Para que isso ocorra, os processos são baseados em modelos, identificando direta ou indiretamente, testes de software como um desses processos. Assim, entendemos que, os testes são fundamentais para a avaliação do software desenvolvido, porém não é uma atividade trivial, exigindo conhecimentos, habilidades e uma infra-estrutura específica.

Norma ISO 9000 – Foi criada pela ISO para permitir que todas as empresas do mundo possam avaliar e julgar sua qualidade. Existindo um padrão único mundial, uma empresa brasileira, mesmo sem contato com as empresas europeias, pode garantir a ela a qualidade de seu trabalho.
IEEE P1061 – Metodologia de qualidade de software.
Norma ISO 12207 – Norma relativa á qualidade do processo de desenvolvimento de software.
NBR ISO 9001 – Modelo relacionado á garantia de qualidade no processo.
NBR ISO 9000-3 – Norma relacionada á gestão de qualidade e garantia de qualidade.
NBR ISO 10011 – Se trata da realização de auditoria de sistemas de qualidade.
NBR 13596 – Versão brasileira da ISO 9126.
ISO 9126 – Características da qualidade de produtos de software, foi criada em 1991, possuindo 6 atributos de qualidade.
 
O teste tem por função auxiliar á construção da qualidade do software, através da avaliação dos requisitos funcionais e não funcionais (Funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenibilidade e portabilidade), entre outros fatores.
    A norma ISO 9126, tem por função representar a atual padronização mundial para a qualidade de produtos de software.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Exemplificando!

 

ISO 9126

ISO 9126 – Características da qualidade de produtos de software, foi criada em 1991, possuindo 6 atributos de qualidade.
O teste tem por função auxiliar á construção da qualidade do software, através da avaliação dos requisitos funcionais e não funcionais (Funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenibilidade e portabilidade), entre outros fatores.
Veja abaixo a relação das características e sub-características da norma ISO 9126, que tem por função representar a atual padronização mundial para a qualidade de produtos de software





BASTOS, A.; RIOS, E.; CRISTALLI, R.; MOREIRA, T. Base de conhecimento em teste de software.Rio de Janeiro: Gráfica, 2007.

Reportagem - O GLOBO


Exemplificando os estágios dos erros



Erro – Ação humana (Quando o desenvolvedor encontra seu próprio erro).

Defeito – Manifestação de um erro no software (Quando o tester encontra o erro do desenvolvedor).

Falha – Diferença entre o esperado e o apresentado (Quando o cliente encontra a falha no sistema).

Entendendo o Software



A resposta não é tão simples. "Depende do que considerarmos software", afirma o cientista de computação Paulo Candido, diretor técnico de uma empresa de consultoria de informática. Os primeiros computadores eletrônicos do mundo - como o Z3 alemão e o ENIAC americano - eram verdadeiras montanhas de válvulas que ocupavam o andar inteiro de um prédio. Sua programação era feita por técnicos que ligavam e desligavam centenas de cabos e tomadas nas posições desejadas, em um trabalho que lembra o das telefonistas de antigamente. Hoje, o software é composto de instruções escritas em uma linguagem específica de programação, armazenadas em memória eletrônica e executadas por um microprocessador, ou chip. Se essa for a definição aceita, o primeiro software surgiu na Inglaterra em 1948, baseado num sistema criado pelo matemático húngaro John von Neumann (1903-1957).

O incrível é que, cem anos antes de Neumann, esse conceito de software já havia sido imaginado, na teoria, por uma mulher. Por isso, muitos estudiosos consideram que a primeira programadora do mundo teria sido a condessa Ada Lovelace (1815-1852), matemática, filha do célebre poeta romântico inglês Lord Byron. Tudo começou quando Ada conheceu Charles Babbage, visionário que tentava construir um computador mecânico. Os dois trocaram muitas cartas e, em 1843, ela chegou a escrever programas para a chamada "Máquina Analítica de Babbage", que, infelizmente, nunca foi construída.

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-foi-o-primeiro-software-criado

 

quarta-feira, 1 de maio de 2013

O que a falta de teste pode causar.!


A falta do teste pode levar á perdas financeiras, re-trabalho, falta de produtividade, falta de qualidade, perda de confiança dos fornecedores ou do cliente. Ou até mesmo, danos físicos, ou seja, causa de acidentes aéreos, desastres tecnológicos (mal funcionamento de algum equipamento como mísseis por exemplo).
Os erros são divididos em estágios:
Erro – Ação humana (Quando o desenvolvedor encontra seu próprio erro).
Defeito – Manifestação de um erro no software (Quando o tester encontra o erro do desenvolvedor).
Falha – Diferença entre o esperado e o apresentado (Quando o cliente encontra a falha no sistema).

O teste tem por função auxiliar á construção da qualidade do software, através da avaliação dos requisitos funcionais e não funcionais (confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenibilidade e portabilidade), entre outros fatores.
Ao testar um software, não podemos afirmar que quanto menos defeitos encontrados melhor será a qualidade do software, pois uma vez que encontramos poucos defeitos, isso pode ocorrer devido a avaliação não ter sido realizada corretamente, o software ser fraco, ou o software realmente é muito bom.

O que é Qualidade? O que é Teste de Software?


O que é qualidade de software?

Se trata de uma área de engenharia de software, da qual seu foco principal é obter a qualidade do software em questão, apesar dos inúmeros modelos aplicados no processo para obter a garantia, o foco principal é garantir que o produto satisfaça as expectativas do cliente.

“Qualidade é ausência de deficiências, ou seja, quanto menos defeitos, melhor a qualidade”
[JURAN, 1992]

“Qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que é mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor.” [ISHIKAWA, 1993]

O que é teste de software?
Para algumas pessoas, testar é somente executar o sistema em busca de erros, porém a execução é somente uma etapa da de todas as atividades que consistem no mundo dos testes e muito mais no de qualidade.
“Testar é analisar um programa com a intenção de descobrir erros e defeitos”
(Glenford Myers)

“Testar é o processo que consiste em todas as atividades do ciclo de vida, tanto estáticas quanto dinâmicas, voltadas para o planejamento, preparação e avaliação de produtos de software e produtos de trabalho relacionados a fim de determinar se elas satisfazem os requisitos especificados e demonstrar que estão aptas para sua finalidade e para a detecção de defeitos.”
(Glossário de termos do ISTQB)

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Surgimento Teste de Software


De acordo com o dicionário Michaelis, a definição para qualidade é:


 (lat qualitate) Atributo, condição natural, propriedade pela qual algo ou alguém se individualiza, distinguindo-se dos demais; maneira de ser, essência, natureza[Michaelis].

         Assim, podemos dizer que seja um atributo ou condição imposta á "coisas" que possuam medidas e possam ser comparadas com algum padrão relativo.Contudo, é difícil estabelecer e atribuir um significado para qualidade de software, pois o mesmo se trata de uma entidade intelectual. 

        A qualidade é o grau em que um conjunto de características inerentes a um produto, processo ou sistema cumpre os requisitos inicialmente estipulados para estes[ISO9000].

         No início, a qualidade era medida pelos próprios desenvolvedores, assim muitos sistemas entravam em produção com muitos erros. Com o passar dos anos, alguns especialistas em testes e qualidade foram se desvendando, tornando o software mais produtivo.

Nas décadas de 70,80 e 90 os testes eram executados pelos próprios programadores.

-         Testes unitários

-         Testes de integração

-·         Nível de cobertura reduzido
-         Baixa detecção de defeitos

- Defeitos descobertos em produção-> Correção mais cara.


1976: Artigo sobre inspeção de código de Michael Fagan

1976: Software realibility principles and practices de Glenford Myers

1979: The Art of Software testing de Glenford Myers (Biblia do teste: Regra 10 de Myers)